Casamento real, presente britânico. Froome vence e Yates se consolida na geral em cima da besta Zoncolan.

2018-05-19. Casamento real e Monte Zoncolan, foram os eventos deste sabado. Froome e Yates deram Show no Monte Zoncolan.

Em dia do casamento real de Harry e Meghan, a dupla britânica Chris Froome e Simon Yates, dominam a besta Zoncolan e faturam a etapa 14. Yates lidera e tem 1’24″de vantagem para Tom Dumoulin.

A prova.

Como a etapa tinha 5 metas de montanhas (ver link) e mais uma meta HC sem categoria, que era o Zoncolan, uma fuga com 7 atletas se formou, atrás destes pontos. A fuga chegou a abrir 8 minutos faltando pouco mais de 60 km e parecia que poderia vingar. Sky, Astana, Team Sunweb e Mitchelton-Scott se revezavam na ponta adim de diminuir esta diferença.

Pelotão tranquilo, poupando energias para o Monte Zoncolan, etapa 14 do Giro d’Itália 2018.

Antes da penúltima subida, vantagem da fuga era de pouco maios de 3 minutos. Wouter Poels (SKY) assumiu a ponta do pelotão e imprimiu um ritmo absurdo, lembrando efoi selecionando o pelotão. Em alguins momentos desacelerava para esperar Froome. Já no Zoncolan, o ultimo homem é capturado. Ninguem ataca, até que faltando 4,5 km Froome acelera e abre um pequeno gap.

Simon Yates e Domenico Pozzovivo (Bahrain) ficam em um grupo logo atras de Froome e Tom Dumoulin e Thibaut Pinot em outro logo atras. Faltando 2,7 km é a vez de Yates, provar a todos que não veste a maglia rosa a toa. O líder da geral ataca genuinamente e encosta em Froome, ficando a 40 m do atleta da SKY.

Dumoulin e Pinot sofreram mas minimizaram perdas na etapa 14, monte Zoncolan, do Giro d’Itália 2018.

Froome conseguia abrir vantagem nas partes mais duras, pois estava no modo ventilador, e subia em uma cadencia impressionante, a mesma que lhe rende 4 titulos do Tour. Yates, mais tradicional, tirava tempo nos pequenos alivio, que o monte Zoncolan oferecia. Parecia que ia dar, porém Chris Froome mostrou a que veio e faturou a montanha mais pesada do ciclismo mundial e venceu a etapa, para fechar a dobradinha britânica, Simon Yates a apenas 6s mostrou que é o grande nome a ser batido e de quebra colocou mais 36s em cima de Tom Dumoulin, o 4º na etapa e 2º na geral.

Froome vence pela primeira vez no do Giro d’Itália 2018, etapa 14 monte Zoncolan.

Frrome escalou a geral e é o 5º, mas a principal alteração foi a troca do maglia bianca, o camisa branca de melhor jovem. Miguel Angel Lopez (Astana) venceu sua disputa direta com o venezuelano Richard Garapaz (MoviStar) e assumiu a camisa.

A Maglia Rosa.

Simon Yates perseguindo Froome no km final do monte Zoncolan, etapa 14 do Giro d’Itália 2018.

Para quem tinha duvidas de como o líder da geral Simon Yates ia se comportar em alta montanha teve uma resposta de peso. Yates andou muito, sempre bem posicionado e apesar de não ter levado a etapa, Simon se mostrou muito consistente em uma etapa com chegada ao alto e de quebra ganhou tempo em cima de seus principais rivais.

Como um grande ciclista campeão, Yates esperou o momento certo para atacar e ir para a vitória, sem se expor a perdas para seus rivais. Botou tempo e tem 1’24” de vantagem sobre Tom Dumoulin. É o favorito ao Giro.

Tom por sua vez subiu em um passo monstro e minimizou as perdas. As expectativas é que após o CRI de terça-feiram Dumoulin seja o novo Maglia Rosa, mas com uma margem muito pequena e da as Dolomitas dirão que ter[a o direito de vestir Rosa em Roma, será uma terceira semana imperdível nesta edição do Giro.

Etapa 15. Tolmezzo – Sappada. 176 km.

A etapa deste domingo não terá um montanha HC em sua extensão mas contará com 4 montanhas categorizadas, sendo 3 delas de categoria 2. A rampa final é sem categoria e irá premiar o atleta com mais puncher que estiver ali. Simon Yates deve tentar ganhar mais algum tempo em cima de Dumoulin, para continuar vestindo a Rosa após o CRI de terça. Lembrando que segunda é folga e acredito que todos irão a morte nesta etapa.

Altimetria da etapa 15 do Giro d’Itália 2018.

Classificações.

Classificação da Etapa.

Classificação da etapa 14 do Giro d’Itália 2018.

Classificação geral.

Classificação Geral do Giro d’Itália 2018.

Classificação por pontos.

Classificação por pontos do Giro d’Itália 2018.

Classificação de melhor jovem.

Classificação de melhor jovem do Giro d’Itália 2018.

Classificação de montanha.

Classificação de montanha do Giro d’Itália 2018.

Classificação por equipes.

Classificação por Equipes do Giro d’Itália 2018.

Highlights da Etapa 14.

Fonte: CyclingNewsProcyclingStatsfacebook e steephill.

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*