2018-05-19. Casamento real e Monte Zoncolan, foram os eventos deste sabado. Froome e Yates deram Show no Monte Zoncolan.
Em dia do casamento real de Harry e Meghan, a dupla britânica Chris Froome e Simon Yates, dominam a besta Zoncolan e faturam a etapa 14. Yates lidera e tem 1’24″de vantagem para Tom Dumoulin.
A prova.
Como a etapa tinha 5 metas de montanhas (ver link) e mais uma meta HC sem categoria, que era o Zoncolan, uma fuga com 7 atletas se formou, atrás destes pontos. A fuga chegou a abrir 8 minutos faltando pouco mais de 60 km e parecia que poderia vingar. Sky, Astana, Team Sunweb e Mitchelton-Scott se revezavam na ponta adim de diminuir esta diferença.
Antes da penúltima subida, vantagem da fuga era de pouco maios de 3 minutos. Wouter Poels (SKY) assumiu a ponta do pelotão e imprimiu um ritmo absurdo, lembrando efoi selecionando o pelotão. Em alguins momentos desacelerava para esperar Froome. Já no Zoncolan, o ultimo homem é capturado. Ninguem ataca, até que faltando 4,5 km Froome acelera e abre um pequeno gap.
Simon Yates e Domenico Pozzovivo (Bahrain) ficam em um grupo logo atras de Froome e Tom Dumoulin e Thibaut Pinot em outro logo atras. Faltando 2,7 km é a vez de Yates, provar a todos que não veste a maglia rosa a toa. O líder da geral ataca genuinamente e encosta em Froome, ficando a 40 m do atleta da SKY.
Froome conseguia abrir vantagem nas partes mais duras, pois estava no modo ventilador, e subia em uma cadencia impressionante, a mesma que lhe rende 4 titulos do Tour. Yates, mais tradicional, tirava tempo nos pequenos alivio, que o monte Zoncolan oferecia. Parecia que ia dar, porém Chris Froome mostrou a que veio e faturou a montanha mais pesada do ciclismo mundial e venceu a etapa, para fechar a dobradinha britânica, Simon Yates a apenas 6s mostrou que é o grande nome a ser batido e de quebra colocou mais 36s em cima de Tom Dumoulin, o 4º na etapa e 2º na geral.
Frrome escalou a geral e é o 5º, mas a principal alteração foi a troca do maglia bianca, o camisa branca de melhor jovem. Miguel Angel Lopez (Astana) venceu sua disputa direta com o venezuelano Richard Garapaz (MoviStar) e assumiu a camisa.
A Maglia Rosa.
Para quem tinha duvidas de como o líder da geral Simon Yates ia se comportar em alta montanha teve uma resposta de peso. Yates andou muito, sempre bem posicionado e apesar de não ter levado a etapa, Simon se mostrou muito consistente em uma etapa com chegada ao alto e de quebra ganhou tempo em cima de seus principais rivais.
Como um grande ciclista campeão, Yates esperou o momento certo para atacar e ir para a vitória, sem se expor a perdas para seus rivais. Botou tempo e tem 1’24” de vantagem sobre Tom Dumoulin. É o favorito ao Giro.
Tom por sua vez subiu em um passo monstro e minimizou as perdas. As expectativas é que após o CRI de terça-feiram Dumoulin seja o novo Maglia Rosa, mas com uma margem muito pequena e da as Dolomitas dirão que ter[a o direito de vestir Rosa em Roma, será uma terceira semana imperdível nesta edição do Giro.
Etapa 15. Tolmezzo – Sappada. 176 km.
A etapa deste domingo não terá um montanha HC em sua extensão mas contará com 4 montanhas categorizadas, sendo 3 delas de categoria 2. A rampa final é sem categoria e irá premiar o atleta com mais puncher que estiver ali. Simon Yates deve tentar ganhar mais algum tempo em cima de Dumoulin, para continuar vestindo a Rosa após o CRI de terça. Lembrando que segunda é folga e acredito que todos irão a morte nesta etapa.
Classificações.
Classificação da Etapa.
Classificação geral.
Classificação por pontos.
Classificação de melhor jovem.
Classificação de montanha.
Classificação por equipes.
Highlights da Etapa 14.
Fonte: CyclingNews, ProcyclingStats, facebook e steephill.
Visitem as redes Sociais.
Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages
Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber
Leave a Reply