Chris Froome falou pela primeira vez sobre seu resultado analítico adverso para o salbutamol e sua luta para limpar seu nome como “uma situação horrível”, mas insistiu que ele está trabalhando arduamente para se preparar para a temporada 2018, em que ele espera atingir o Giro d’Italia e um quinto Tour da França.
Froome fez os comentários no domingo à noite durante uma entrevista ao vivo com a BBC, na base de treinamento do Team Sky em Mallorca. Ele foi um dos dez indicados da BBC SportsPersonalidade do ano, mas terminou em sétimo na votação pública.
Froome venceu a Vuelta a España em 2017, e seu 4º Tour em Julho, contudo, 2000 ng / ml de medicamentos para asma, o salbutamol, o dobro da quantidade permitida, foi encontrado na urina de Froome em um teste antidoping após o estágio 18 da Vuelta a España de 2017, em 7 de setembro.
Ele agora está lutando para salvar sua vitória
da Vuelta e evitar uma possível proibição que poderia significar a perda de uma parte da temporada de 2018, incluindo seus objetivos de Grand Tours. Sob as regras antidoping, ele tem permissão para correr até a UCI tomar uma decisão, mas pode perder as vitórias que ele conseguiu neste tempo, caso seja condenado e uma suspensão for sancionada.
Froome já deixou claro que lutará para limpar seu nome, insistindo que ele não tomou mais do que a dose permitida de salbutamol. Ele poderia passar por uma série de testes de laboratório para tentar replicar e explicar por que o dobro da dose legal de salbutamol foi encontrado na urina.
“Eu entendo completamente, eu entendo as preocupações. Tenho sido um ciclista durante dez anos e sei como algumas pessoas podem olhar para o nosso esporte. Essa é uma responsabilidade que eu levo muito a sério “, disse Froome na breve entrevista.
“Eu sou um asmático e sou desde que eu era criança. Eu uso um soprador para me ajudar a gerenciar minha asma, mas nunca tomei mais sopros do que eu podia.
“Esta é uma situação bastante horrível, se eu sou honesto. Estamos trabalhando o mais duro possível para chegar ao fundo. “
A notícia quebrou na manhã de quarta-feira, enquanto o Team Sky estabeleceu as bases para a temporada de 2018 em Mallorca. Froome e o Team Sky confirmaram que iriam buscar o double, o Giro de Itália e o Tour de France, na data de 29 de novembro, apesar de conhecerem a descoberta analítica adversa do resultado de teste Anti-doping.
Froome diz que nada mudou para 2018, quando perguntado pela BBC.
“Estamos atualmente em um campo de treinamento, iniciando a preparação para o Giro d’Italia – meu primeiro objetivo – antes do meu maior desafio, vencendo o Tour de França pela quinta vez”, afirmou.
A verdade é que mesmo sabendo desse resultado adverso, Froome e a SKY, toparam disputar o Giro e o Tour em 2018 e a UCI, com seu novo presidente, tem uma decisão difícil e delicada para tomar. (Link da matéria do Double).
Fonte: BBC e Cycling News
Leave a Reply