Froome fala pela primeira vez após anuncio de resultado anormal em seu passaporte biológico.

Chris Froome falou pela primeira vez sobre seu resultado analítico adverso para o salbutamol e sua luta para limpar seu nome como “uma situação horrível”, mas insistiu que ele está trabalhando arduamente para se preparar para a temporada 2018, em que ele espera atingir o Giro d’Italia e um quinto Tour da França.


Froome fez os comentários no domingo à noite durante uma entrevista ao vivo com a BBC, na base de treinamento do Team Sky em Mallorca. Ele foi um dos dez indicados da BBC SportsPersonalidade do ano, mas terminou em sétimo na votação pública.

Froome venceu a Vuelta a España em 2017, e seu 4º Tour em Julho, contudo, 2000 ng / ml de medicamentos para asma, o salbutamol, o dobro da quantidade permitida, foi encontrado na urina de Froome em um teste antidoping após o estágio 18 da Vuelta a España de 2017, em 7 de setembro.

Ele agora está lutando para salvar sua vitória

da Vuelta e evitar uma possível proibição que poderia significar a perda de uma parte da temporada de 2018, incluindo seus objetivos de Grand Tours. Sob as regras antidoping, ele tem permissão para correr até a UCI tomar uma decisão, mas pode perder as vitórias que ele conseguiu neste tempo, caso seja condenado e uma suspensão for sancionada.

Froome tentará, se não estiver suspensão, seu 5º titulo.

Froome já deixou claro que lutará para limpar seu nome, insistindo que ele não tomou mais do que a dose permitida de salbutamol. Ele poderia passar por uma série de testes de laboratório para tentar replicar e explicar por que o dobro da dose legal de salbutamol foi encontrado na urina.

“Eu entendo completamente, eu entendo as preocupações. Tenho sido um ciclista durante dez anos e sei como algumas pessoas podem olhar para o nosso esporte. Essa é uma responsabilidade que eu levo muito a sério “, disse Froome na breve entrevista.

“Eu sou um asmático e sou desde que eu era criança. Eu uso um soprador para me ajudar a gerenciar minha asma, mas nunca tomei mais sopros do que eu podia.

“Esta é uma situação bastante horrível, se eu sou honesto. Estamos trabalhando o mais duro possível para chegar ao fundo. “

A notícia quebrou na manhã de quarta-feira, enquanto o Team Sky estabeleceu as bases para a temporada de 2018  em Mallorca. Froome e o Team Sky confirmaram que iriam buscar o double, o Giro de Itália e o Tour de France, na data de 29 de novembro, apesar de conhecerem a descoberta analítica adversa do resultado de teste Anti-doping.

Froome diz que nada mudou para 2018, quando perguntado pela BBC.

“Estamos atualmente em um campo de treinamento, iniciando a preparação para o Giro d’Italia  – meu primeiro objetivo – antes do meu maior desafio, vencendo o Tour de França pela quinta vez”, afirmou.

A verdade é que mesmo sabendo desse resultado adverso, Froome e a SKY, toparam disputar o Giro e o Tour em 2018 e a UCI, com seu novo presidente, tem uma decisão difícil e delicada para tomar. (Link da matéria do Double).

 

Fonte: BBC e Cycling News

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*