A etapa 10 do Tour de France 2018, a primeira de montanha, teve largada na bela Annency e chegará em Le Grand-Bornand. Fuga vence e premia coragem do francês Alaphilippe.
Uma fuga se formou no fim da primeira montanha. Avermaet, alaphilippe, Calmejane, Pauwels, Izaguirre, Moinard, Mrtin, Gallopin, Gensik, Molard, Taaramãe, Gaudu e Gesbert desgarraram do pelotão e abriram 8´04” do grupo de favoritos.
Cada um deles tem seu objetivo e o destaque vai para Alaphilippe tentando assumir vencer a etapa e vestir a camisa branca com bolinhas vermelhas e Avermaet de manter a camisa amarela, tarefa bastante difícil, se tratando de um atleta que não tem características de montanha.
Um parêntese, eu assistia pela RTPTV de Portugal, e o narrador fala do herói da volta da França deste ano até o momento. Lawson Craddock (EF Education First-Drapac). O americano sofreu uma queda na 2º etapa e quebrou a omoplata e segue, mesmo em último, no tour, onde outros abandonaram, parabéns ao atleta que a cada dia mostra a superação que é o esporte.
A prova se desenrolava, e faltando 50 km, o pelotão não demonstrava interesse em buscar a grande fuga que, se revezava e apertava o ritmo. Esperando que a definição da briga pela geral saísse nas próximas etapas nos Alpes, uma forma de se preservar é deixá-los abrir frente e vencer a etapa 10.
Na ultima subida do dia, o Col de Romme, Alaphilippe ataca a fuga e arranca para a vitória. Na tentativa de e acompanha-lo, Taaramäe, arranca mas sobra e pouco depois é superado por Izaguirre, chegando assim em terceiro. Com a vitória, Alaphilippe veste a camisa branca de bolinhas vermelhas.
Avermaet chega em 4º lugar, segura a camisa amarela por mais um dia e ainda amplia sua vantagem para Gerainth Thomas, agora 3´10” a frente. É uma vantagem virtualmente confortável, porém com prazo de validade a vencer no final destes dias de Alps.
Etapa 11. Albertville > La Rosière Espace San Bernardo (108,5 km).
Etapa curta com duas montanhas HC uma montanha de categoria 1 e outra de categoria 2. Explosiva e tem tudo para chacoalhar a classificação geral.
Os favoritos a esta etapa são os lideres das equipes que almejam algo na GC. Mikel Landa tem a cara desta etapa.
Classificações.
Classificação da Etapa.
Classificação Geral.
Classificação por pontos.
Classificação de melhor jovem.
Classificação de montanha.
Classificação por Equipes.
Melhores momentos da etapa 10.
Fonte: ProcyclinStats, TourdeFrance, CyclingNews.
Visitem as redes Sociais.
Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages
Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber
Leave a Reply