Etapa 11 – Curta, explosiva, sensacional. Thomas vence e veste a camisa amarela.

A etapa 11 com largada em Albertville era curta (ver link), porém repleta de montanhas categorizadas e tinha tudo para alterar a classificação geral e mudar a camisa amarela de mãos. Gerainth Thomas, Sky, se antecipou ao seu líder, Chris Froome, atacou faltando pouco mais de 5 km e assume a classificação geral do Tour. Froome é o segundo colocado e segue vivo dentro da disputa.

A prova começou com uma grande fuga. Nela as estratégias das equipes estavam claras. A Movistar, por exemplo, colocou o espanho Marc Soler na fuga, e um pouco depois, Alejandro Valverde escapou do pelotão de favoritos. Valverde alcançou Soler faltando pouco mais de 30km e seguiram em frente.

Bahrain e Sky assume a ponta do pelotão e o ritmo aumenta. Dumoulin e um companheiro atacam o pelotão e abrem vantagem, aproximando-se do grupo de Valverde., próximo do do Col Cormet de Reseland. Descida e pouco se altera. Fuga la na frente com pinta de vingar, Valverde andando na frente virtual Maillot Jaune.

Chega a subida final, La Rosiere e seus 17 km de pura brutalidade. Vantagens que pareciam até então intransponíveis são dizimadas pelo Sky. havia 26 atletas e 6 da Sky. 1 a 1 é caçado e o pelotão busca Valverde e Dumoulin.

Valverde ataca e se junda a Soler na tentativa de vencer a etapa e assumir a camisa amarela.

Faltando 5 km, Gerainth Thoma ataca, e ninguem reage. A essa altura Mikel Landa ja sobrava, e Quintana, bem atrás na geral, se esforçava para na cortar da roda de Froome. O gales da SKY vai buscando os poucos escapados que restam e parte para vitória e a camisa amarela, a esta altura, Avermaet estava mais de 20 min da posição deles.

Fuga matinal da etapa 11 do Tour de France 2018.

Com ataque de Thomas, Froome ficou sem gregário e foi puxar a ponta do grupeto. Hora Bardet, hora MArtin revezava, mas visivelmente o britânico parecia desconfortável, talvez lembrando do mesmo filme de 2012, onde era o homem mais forte mas trabalho a contra gosto para Bradley Wiggins.

Faltando 1 km Froome ataca, busca Dumoulin, a esta altura Thamos vencerá a etapa e assumia a geral. Froome é o segundo 1’25” atras de seu companheiro. Fechando o top 3 e segundo na etapa Big Tom Dumoulin a 1’44”.

Olhando para a etapa, os três primeiros, salvo algum tombo ou imprevisto brigaram pela camisa amarela, sendo o meu favorito, Froome. Nibali e Bardet fizeram uma boa etapa, mas demonstraram hoje estarem abaixo dos três. Vale ressaltar que o italiano cresce demais na terceira semana pode beliscar um top3 sim.

A Movistar por tudo que armou, apresentou o que nós esperávamos, a falta de comando. Landa se encontrou em dificuldades e Quintana não esperou, ainda não foi capaz de acompanhar os homens fortes do dia.

Froome e Dumoulin chegando na etapa 11 do Tour de France 2018.

Etapa 12. Bourg-Saint-Maurice Les Arcs >  Alpe d’Huez (175,5 km).

Dia de subir o alpe de Huez, montanha mítica com suas 21 curvas estilo cotovelo. Etapa duríssima, com 3 montanhas HC (sem categoria) e chegada ao alto. Pelo o andar da carruagem, amanhã Froome vai estabelecer as ordens naturais das coisas. Aposto nele, vitória solo em ataque ou do pé do Alpe d’Huez ou um ataque de longe, não percam esta etapa.

Altimetria da etapa 11 do Tour de France 2018.

Classificações.

Classificação da etapa 11.

Classificação da etapa 11 do Tour de France 2018.

Classificação Geral.

Classificação Geral do Tour de France 2018.

Classificação por pontos.

Classificação por pontos do Tour de France 2018.

Classificação de melhor jovem.

Classificação de melhor jovem do Tour de France 2018.

Classificação de montanha.

Classificação de montanha do Tour de France 2018.

Classificação por Equipes.

Classificação por Equipe do Tour de France 2018.

Melhores momentos da etapa 11.

 

Fonte:  ProcyclinStatsTourdeFranceCyclingNews.

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*