Tour de France – Resenha dos favoritos a Camisa Amarela (GC).

Start List completo e olho nos contender´s a GC do Tour de France 2018.

O Tour de France começa neste sábado e a expectativa cresce a cada dia. Todos os favoritos chegam sem problemas conhecido para disputarem a tão sonhada Yellow Jersey.

Em outro post, falaremos das etapas chaves para se vencer este Tour, porém posso adiantar que as primeiras 9 etapas serão planas, com muitas disputas entre vários atletas, Peter Sagan, Arnaud Demare, André Greipel, Dylan Groenewegen e porque não Mark Cavendish, porém, nenhum destes vestirão amarelo em Paris.

Vamos aos principais candidatos a vencer a camisa Amarela (Yellow Jersey).

Christopher Froome – Team Sky.

Froome, franco favorito para levar o Tour 2018.

Após a polêmica do resultado adverso por salbutamol, Froome se viu fora do tour nos últimos dias, porém uma decisão da UCI e depois confirmada pela WADA, o pôs de volta a disputa do Tour 2018.

O britânico chega para a grande volta francesa, embalado pelo titulo do Giro, e confiante pela exibição de gala na etapa 18, onde atacou sozinho a 80 km da meta, e escalou 3 montanhas sem referência alguma, venceu tirou mais de 3 minutos e assumiu a camisa rosa. Na minha humilde opinião, é o cara a ser batido, tanto pela forma que sempre exibe no Tour, quanto pela equipe que possui a disposição.

Vale lembrar que ele é o atual campeão do tour, da ultima edição da vuelta e do Giro, ou seja, só da Froome em grandes voltas.

Richie Porte – BMC.

O australiano chega como grande nome para desbancar Froome do seu reinado em grandes voltas. Venceu recentemente o tour da suíça, mas costuma decepcionar em grandes voltas, ou melhor, tem muito azar em grandes voltas.

Porte mostrou na ultima edição do Tour ser o único capaz de escalar junto do Froome, possui um CRI bom e por equipes, tem a melhor para CRT (contra-relógio por equipes), porém nas montanhas estará sozinho, fato.

Grandes nomes do ciclismo mundial se viraram sozinhos nas montanhas, Contador foi o ultimo a fazer com maestria isso, mas será que Richie Porte estrá a esta altura. Na minha humilde opinião ele favorito a um top 3.

Esquadrão Movistar – Quintana, Valverde e Landa.

Quintana, um dos favoritos ao Yellow Jersey.

A equipe espanhola irá para Tour sem na teoria um líder definido, na verdade há 3 atletas que postulam pela vaga. O “poker face” Nairo Quintana, me parece ser o mais preparado nas montanhas, porém anda mal no CRI.

Alejandro Valverde, é o mais experiente, e o mais equilibrado dos três, porém os 38 anos de idade podem pesar em provas de 3 semanas. Na minha opinião ele deverá ser o ponto de equilíbrio entre Nairo Quintana e o intrépido Mikel Landa, de quem falaremos agora.

O jovem espanhol surgiu na Astana como grande nome para as grandes voltas mas não soube esperar sua vez. No giro de 2015, seu papel era gregariar Fabio Aru, mas em momentos decisivos largou seu líder e foi para a vitória da etapa. Terminou aquele giro em 3º na geral.

No ano seguinte, foi para a Sky com a promessa de ser protagonista. Nas poucas chances que teve decepcionou ou faltou sorte. Esse ano ele veio para Movistar e não ganhou nada. Acho ele parecido com Quintana, ruim de CRI e muito bom nas montanhas, porém não segue ordens de ninguem.

Landa, outro maluco favorito ao Tour.

Eu li outro dia desses que até a 9º etapa, o melhor classificado será o capitão, mas como falamos no início, muitas etapas planas darão o tom deste Tour. A 10º etapa será a primeira nos alpes e acredito que definirá. Na humilde opinião de quem vos escreve, não acho que o trio seja capaz de tirar a camisa amarela de Froome.

Tom Dumoulin – Team Sunweb.

Dumoulin chega desgastado, mas mesmo assim é favorito.

Big Tom assim como Froome foram para o Giro 2018. Dumoulin foi vice de Froome, e tentará dar o troco no britanico, justamente no Tour. Para isso, o holandês deve tirar alguns coelhos da cartola.

Anda bem no CRI e deve se defender na crono por equipes. Tem o passo constante nas montanhas, mas não é explosivo. A dupla da Movistar deve tocar o terror nas subidas mais longas e Dumoulin precisará mostrar muita concentração.

As etapas iniciais o favorecem e Big Tom tem tudo para vestir a amarelinha, mas será dificil segura-la na 3º semana. É sério candidato a um Top 5.

Vicenzo Niballi – Team Bahrain.

O tubarão de Messina é uma incógnita. Ele apenas o 24º na geral da Critérium du Dauphiné e não teve nenhum grande resultado em provas por etapas, apenas a vitória na Milano-Sanremo. Mas se tratando de Nibali dá para se esperar tudo dele, o italiano cresce na 3º semana e tem em seu DNA os ataques em etapas de montanha.

Caso ele chegue em condições de brigar pelo titulo, Nibali é sério candidato, mas para isso precisará de muita ajuda da sua equipe.

Nibali ja em terras francesas pronto para o Tour.

Underdog´s do pelotão. (Azarões).

Os atletas que listaremos abaixo são os menos badalados, os menos falados mas podem surpreender. Não acredito em Yellow Jersey, mas um Top 5, todos são capazes:

  • Rigoberto Uran – Team EF Education;
  • Jokob Fulgsang – Astana;
  • Romain Bardet – Ag2R;
  • Bauke Mollema – Trek Segafredo.

Estes fortes atletas correm por fora e podem sim ganhar etapas de alta montanha, porém como falei, não acredito e vitória na classificação Geral.

Pessoal, isso é uma projeção, mas se você vai apostar, brincar nos fantasy´s (Velogames) esses atletas são aquels que vão brigar pela Geral.

Start List completo do Tour de France 2018.

StartList completo do Tour de France 2018.

Fonte:  ProcyclinStats, TourdeFrance.

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

 

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Tour de France - Etapa 1. Gaviria vence, Froome e Quintana tomam tempo. - Brasil Ciclismo

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*