O diretor do time Groupama-FDJ, Marc Madiot, alertou que a credibilidade do ciclismo foi prejudicada pela manipulação do caso de salbutamol de Chris Froome e disse que os espectadores do Tour de France têm o direito de expressar sua insatisfação.
Madiot foi o convidado no Vélo Club, o show de análise pós-corrida da France Télévisions, depois da etapa 14 em Mende, onde ele criticou o Team Sky por ‘interpretar a vítima’ na sequência do caso Froome, e ele questionou por que a equipe nunca inscreveu-se no Movimento por Ciclismo limpo (MPCC).
O Team Sky ocupa o primeiro e segundo lugar na classificação geral através de Geraint Thomas e Froome. Thomas foi vaiado ao receber a camisa amarela no pódio, enquanto um espectador correu para a estrada para atacar Froome na subida de Alpe d’Huez na quinta-feira (18/07/2018).
“Acho que estamos perdendo credibilidade, muito simplesmente”, disse Madiot. “O público de hoje não é o público de 10, 15 ou 20 anos atrás. Não iam nas redes sociais, enquanto agora há comunicação permanente e as pessoas podem se expressar. É completamente inaceitável atacar os ciclistas, mas as pessoas têm o direito de demonstrar verbalmente o que pensam ”.
Madiot expressou consternação com a maneira pela qual o caso antidoping de Froome foi abandonado pela UCI na segunda-feira anterior ao início do Tour, apenas um dia depois que foi relatado que o organizador ASO estava tentando bloquear a participação de Froome na corrida. Froome retornou uma amostra de urina contendo duas vezes o nível permitido de salbutamol na Vuelta a España 2017, cuja notícia vazou em dezembro do ano passado.
“Eles nos disseram há meses que havia um problema com Froome e então, como se estivéssemos com a onda de uma varinha mágica, alguns dias antes do começo nos disseram que tudo foi resolvido, está tudo bem”, disse Madiot.
“Estou convencido de que o ciclismo está pagando um preço agora por não ter sido devidamente regulamentado ao longo dos anos. Nós temos um problema de credibilidade, simplesmente. Há um movimento chamado MPCC – por que pessoas como a Sky não participam do MPCC? Dizem que fazem mais e melhor que todos em todos os domínios.
“Eles nunca mostraram um único sinal de compreensão da situação, eles se colocam como vítima. Em nenhum momento, ouvimos falar deles: ‘OK, houve um problema de percepção, talvez pudéssemos mostrar outra coisa.’ Eles não fazem isso, então eu posso entender a reação do público, que assobia e vaia. ”
Os números da audiência divulgados na semana passada mostram que a audiência televisiva do Tour caiu significativamente na França e em outros lugares da Europa durante a semana de abertura e, embora o confronto com a Copa do Mundo tenha contribuído para a crise, Madiot acredita que um mal-estar mais profundo é aparente. .
“Acho que andar de bicicleta e o Tour de France têm um problema de credibilidade. Podemos sentir que não há o mesmo entusiasmo. Há um problema ”, disse Madiot. “Você só precisa perguntar a algumas pessoas do lado da estrada para ver.”
Para saber mais sobre o resultado adverso, acesse o link.
PS. Este texto foi traduzido do site Cycling News.
Fonte: CyclingNews.
Visitem as redes Sociais.
Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages
Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber
Leave a Reply