2018-05-08 – Tim Wellens vence sua primeira etapa de grande volta, em dia com cara e o jeito das clássicas belgas.
A primeira etapa em solo italiano reservava muitas emoções para os apaixonados pelo Giro, e os atletas não desapontaram. No fim, clássica italiana com cara de belga (falamos do “Mur de Huy” italiano, ver link), corou 1 belga. Tim Wellens, especialista das clássicas belgas, soube controlar a ansiedade e com muita calma, atacou na hora certa para vencer sua primeira etapa de Giro d’Itália.
A Prova.
A etapa iniciou com um pequeno grupo escapando do pelotão. Eles estavam em busca dos pontos de montanhas nas metas volantes. Eram dois pontos de categoria 4 que distribuía 6 pontos no máximo, para o atleta que cruzasse em primeiro, e isto seria suficiente para vestir a maglia azurra, caso o atual, Enrico Barbin (Bardiani) não pontuasse, porém como ja é de costume o italiano saiu na fuga e faturou os 6 pontos abrindo vantagem na disputa.
O pelotão lá trás controlava a fuga. Sem deixar abrir mais do que 3 minutos, a BMC, equipe do Maglia Rosa Denis Rohan sempre aparecia na ponta e ditava o ritmo. Ajudada por Sky, Lotto Fix All e Scott, elas se revezavam e aceleraram quando faltavam um pouco mais de 16 km a fuga foi neutraliza. Depois disso, apenas Valério Conti (UAE Team Emirates) tentou escapar a 11 km da meta mas sem sucesso.
Tudo embolado, as equipes trouxeram seus capitães para a ultima rampa. 800 metros a 13% de inclinação, e foi uma pancadaria. O primeiro a atacar foi a Scott com Chaves, seguido por Wellens e Woods (EF Education), no fim e no time correto Tim Wellens arrancou e faturou a etapa. Em segundo Michael Woods e fechando o pódio Enrico Battaglin (LottoNL Jumbo).
O Maglia Rosa e Contender’s.
Tom Dumoulin (Team SunWeb) e Denis Rohan (BMC) chegaram juntos com o mesmo tempo, sem alterações na geral. Wellens tirou 19s e assumiu a quarta posição. Simon Yates é o terceiro. Thibaut Pinot é o 8º na geral e Chris Froome é o 20º a 55s de Denis.
Etapa 5. Agrigento – Santa Ninfa – 153 km.
Etapa relativamente curta mas com muito sobe e desce, parecida com a etapa 4. O final terá uma subida com mais de 1 km e 6,1% de média, porem os últimos metros são mais tranquilos. Tim Wellens, Michal Woods, Simon Yates são favoritos.
Classificações.
Classificação da Etapa 4.
Classificação Geral.
Classificação por pontos.
Classificação de melhor jovem.
Classificação de montanha.
Classificação por Equipes.
Vídeo dos Highlights da Etapa 4.
Fonte: CyclingNews, ProcyclingStats, facebook.
Visitem as redes Sociais.
Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages
Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber
Leave a Reply