Nibali usará Volta da Espanha para vencer mundial.

Vincenzo Nibali (Bahrein-Mérida) falou sobre o comportamento dos torcedores no Tour de France no mês passado, onde um espectador causou o acidente em Alpe d’Huez que o deixou com uma vértebra quebrada e o forçou a abandonar a corrida.

Nibali e ex-companheiros do time Astana.

Nibali parecia ter sido derrubado por uma moto da organização, mas imagens mostram que ele foi preso por uma alça de câmera fotográfica de um espectador. O incidente ocorreu em um trecho de estrada onde a visibilidade foi reduzida pela liberação de um sinalizador. A equipe Bahrain-Merida, de Nibali, disse que está considerando uma ação legal contra os organizadores da organização (ver link da matéria), a ASO, por não conseguir administrar as multidões em Alpe d’Huez. Na subida, outro espectador entrou na estrada para acertar Chris Froome (Team Sky) enquanto passava.

“Em algumas circunstâncias, o ciclismo tornou-se um circo”, disse Nibali ao jornal La Gazzetta dello Sport, enquanto ele treina para Volta da Espanha. “Deve haver fãs, mas isso não é bom. As pessoas bebem demais, estão fazendo qualquer coisa só para aparecer na TV. Com as pessoas no meio da estrada, muitas vezes com bandeiras, estamos andando cegos, sem poder ver para onde estamos indo e rezando para que a estrada se abra em nossa frente.

“A equipe e eu pagamos muito caro por essa situação, pois 70% da visibilidade de uma equipe acontece no Tour.

Apesar de sua lesão, Nibali voltou a prova e terminou o estágio para o L’Alpe d’Huez, quase recuperando o contato com o grupo da camisa amarela à vista da linha para manter seu quarto lugar na classificação geral. Naquela noite, no entanto, um raio X em Grenoble confirmou uma fratura da vértebra T10 e Nibali foi forçado a abandonar o Tour de France.

Nibali durante Tour 2018, etapa 12.

“Se você pensar sobre isso, é loucura. Eu estava imóvel no chão e com muita dor. Não precisaria de muito mais e talvez agora eu não pudesse me mexer”, disse Nibali sobre a maneira como outro fã rapidamente o ergueu após o acidente.

“No final, eu nem consegui sair da bicicleta. Minha equipe entendeu imediatamente que era uma situação ruim. Mas o pior momento foi quando me disseram que ficaria fora por três meses para curar”.

 

A Vuelta e o Campeonato Mundial

Nibali foi submetido a cirurgia de vertebroplastia percutânea em Milão em 31 de julho para estabilizar suas vértebras fraturadas e acelerar sua recuperação. Ele começou a andar na estrada novamente no início deste mês na Sicília, onde assistiu ao funeral de seu avô.

No fim de semana, Nibali confirmou que vai correr a Volta da Espanha, que começa em Málaga no dia 25 de agosto, mas ressaltou que não terá nenhuma aspiração geral de classificação. Nibali, em vez disso, espera construir a forma antes da corrida de estrada do Campeonato Mundial em Innsbruck, Austria.

“A Volta é a melhor estrada para Innsbruck. Você sabe que encontrará a condição certa ali, que, mesmo sem tentar, você terá o ritmo que precisa “, explicou Nibali. “Caso contrário, mesmo se você se concentrar muito, é muito difícil se preparar ao máximo [no treinamento]”.

Atualmente treinando perto de sua casa em Lugano, na Suíça, Nibali admitiu que está muito longe de sua melhor forma.

“Na sexta-feira, fiz meu primeiro grande esforço. Três horas com um teste para entender meus valores atuais”, disse Nibali. “Eu vim morto para casa, hoje minha condição é como seria em janeiro, no início da temporada.”

“Durante o teste, [a lesão] não me causou desconforto. Dói. Estou com dificuldades para girar meu peito para a direita, mas espero que esta situação melhore. Até a massagem pós-treinamento tem que ser leve e indireta.”

Nibali finalizando etapa 12 do Tour 2018.

A Volta da Espanha começa em Málaga, no sábado, 25 de agosto. O campeonato mundial de estrada será realizado no domingo, 30 de setembro.

Fonte:  CyclingNews

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*