Enrico Battaglin vence a 5º etapa do Giro. Denis mantém a camisa Rosa.

2018-05-09 – Battaglin fez 2º na etapa 4  e venceu a 5ª etapa do Giro d’Itália 2018.

A etapa de hoje foi vencida por mais um italiano, Enrico Battaglin (LottoNL-Jumbo) foi o vencedor da etapa 5 do Giro d’Itália. Rohan Denis (BMC) se segurou na subida final e manteve a camisa rosa de líder geral da Grande Volta italiana.

Pelotão durante etapa 5 do Giro d’Itália 2018.

A Prova.

Desde muito cedo, uma fuga com 4 atletas (2 TREK, 1 Willier e 1 Bardiani) se formou e chegou a abrir pouco mais de 5 minutos, isto mesmo, 5 minutos. Parece muito, mas esse tempo a frente nunca esteve fora de controle em relação ao pelotão. Lotto Fix All, BMC sempre estiveram a frente e controlaram a fuga, até faltando 13,6 km a mesma fosse neutralizada por completo.

Fuga da etapa 5 do Giro d’Itália 2018.

Os últimos 8 km eram sinuosos e a todo tempo alguém escapava e tentava abrir frente. Novamente BMC, Team Sun Web e Lotto se revesavam e buscava cada novo atleta que se aventurava em uma fuga. Faltando 2,8 km a etapa começou. Tim Wellens (Lotto), Enrico Battaglin (LottoNL), Michal Woods (EF Education), Diego Ulissis (UAE Team Emirates) aceleravam e o pelotão que estava bem compacto ia sobrando atletas a todo instante.

No fim, mesmo com ataque precoce a 2,2 km de Enrico Bataglin, o italiano surge na roda do favorito Tim Wellens, e ataca com força, para abrir alguns metros e cruzar sozinho a meta. Ontem ele foi segundo (ver link), mas hoje Bataglin deu show e venceu a etapa.

Maglia Rosa.

Rohan se segura mais um dia com a camisa Rosa do Giro d’Itália 2018.

A camisa rosa continua com o australiano Denis Rohan (BMC), seguido de perto por Tom Dumoulin (SunWeb) e Simon Yates (Scott). O top 10 do Giro chegou junto e permanece inalterado. Froome ganhou 1 posição em relação a ontem na geral, mas ainda está a 55s do líder. Quem perdeu tempo hoje foi o colombiano Miguel Angel Lopez (Astana). O atleta sofreu uma queda, faltando pouco mais de 5 km, justamente quando o pelotão começava a acelerar.

Uma tona na etapa de hoje foi os vários tombos na etapa, em diversas partes da etapa. Nada grave, ninguém abandonou por conta disso, mas tivemos um numero elevado de tombos.

Etapa 6 – Caltanisseta – Etna. 164km

Perfil altimétrico da etapa 6 do do Giro d’Itália 2018.

A etapa tem tudo para mexer com a Classificação Geral do Giro 2018. Rohan Denis deve tomar tempo, Dumoulin, para o Brasil Ciclismo é o novo Maglia Rosa ao final da etapa, mas espera-se um pouco de recuperação de grandes nomes, escaladores. Pozzovivo, Froome, Pinot, Fabio Aru, Chaves e outros mais. O Etna no final da etapa deve restabelecer a ordem na Geral e definir os escaladores como Top 10 da Geral.

Subida ao monte Etna, etapa 6 do Giro d’Itália 2018.

Favorito da etapa é o explosivo Fabio Aru. O italiano tentou hoje mas sem muita convicção. Acredito que na subida final Aru deva atacar com pouco mais de km’s para desenvolver e abrir tempo, sendo até perseguido mas com pequena vantagem para a vitória. Thibaut Pinot é outro que tentará algo de diferente. Não espero um Froome dominante como estamos acostumas a ver nas edições anteriores do Tour de France.

Classificações.

Classificação da Etapa.

Classificação da Etapa 5 do Giro d’Itália 2018.

Classificação Geral.

Classificação Geral do Giro d’Itália 2018.

Classificação por pontos.

Classificação por pontos do Giro d’Itália 2018.

Classificação de melhor jovem.

Classificação de melhor jovem do Giro d’Itália 2018.

Classificação de montanha.

Classificação de montanha do Giro d’Itália 2018.

Classificação por Equipes.

Classificação por equipes do Giro d’Itália 2018.

Melhores momentos da Etapa 5.

 

Fonte: CyclingNewsProcyclingStatsfacebook.

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*